Total de visualizações de página

      O conhecido Açude do Bola está com seu nível da água assustadoramente mais baixo que o normal. Segundo os moradores mais antigos desde 1978, data de sua criação, o Açude jamais ficou dessa forma.
      Toda a Vila tem um certo medo de que não chova, pois o homem que é responsável pela manutenção da rede de abastecimento de água afirma que se não chover até o final do mês de março, não será possível fazer com que a encanação chegue ao nível da água, além do mais, tendo pouca água e muita lama em um mesmo local é natural que a água se torne impropria até mesmo para lavar uma roupa.
      A grande maioria dos moradores, agora, só tem a opção de esperar pela chuva, que não tem  data para chegar, pois se ela não aparecer logo, toda a Vila e região que depende do Açude do Bola, estará numa situação muito critica.
 


O nível da água baixou de tal forma que quase todo o paredão está à mostra.





Essa margem nunca apareceu.


 Foram feitas varias adaptações para que o cano (azul) chegasse até o nível da água


Nessa imagem esta claro o quanto a água regrediu. Ela chegava até essa pequena arvore a direita. Cerca de uns 17 metros.

Toda parte que agora é apenas areia já foi coberta por água.


A distancia de uma margem até a outra diminuiu consideravelmente. Existem trechos onde algumas pessoas já passaram caminhando.



Dessa parte que já foi totalmente coberta por água, agora, só resta lama.
Desde sua criação em 1978 o açude nunca teve tão pouca água


Os criadores de gado que moram próximos necessitam de muita água. No inicio a água era retirada do açude, mas, depois que a gravidade da seca foi percebida esse ato foi proibido. E agora a água é retirada de outros reservatórios.

Texto e reportagem: João Marcos da Silva

 

4 comentários:

Anônimo disse... 26 de fevereiro de 2013 às 19:13

muito legal vc esta de parabens
vc foi muito claro na hora de escrever

JORNAL O PUBLICADOR disse... 26 de fevereiro de 2013 às 19:18

muito obrigado... eu como morador sei o quanto a situação ainda pode piorar...

Anônimo disse... 1 de março de 2013 às 15:01

Parabéns João Marcos por sua iniciativa em divulgar o que exatamente está ocorrendo aí no Bola, tenho familiares lá,sabia mais ñ tínhamos a dimensão do problema!Agora cabe aos governantes locais tomarem uma providência para os moradores da região, até que a chuva chegue!Adriana (São Paulo)

JORNAL O PUBLICADOR disse... 1 de março de 2013 às 18:16

obrigado! a situação realmente está bastante ruim... e a nossa unica esperança agora, é esperar a chuva

 
Top