Total de visualizações de página


Neste último fim de semana a cidade de Jupi, localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, comemorou seus 54 anos de Emancipação Política com grande alegria ao som de atrações como: Forró Pegado, Jô Gomes, Vânio Bahia e Samba Live.

As Festividades foram realizadas na noite da sexta (01), e do sábado (02), pela Prefeitura Municipal de Jupi, com apoio da Fundarpe, Secretaria de Turismo, Empetur e Governo de Pernambuco.

Sobre a História do Município

Os espinhos chamados pelos nativos de Yupi, que significa "Espinho Agudo" deram origem ao nome do município. Jupi como povoado pertenceu ao Brejo da Madre de Deus, na categoria de distrito, passou a pertencer ao município de São Bento do Una, depois ao município de Canhotinho, a seguir, ao município de Palmerina, e por último ao município de Angelim.
Por projeto do então deputado Dr. João Calado Borba, foi apresentado à Assembléia Estadual a emancipação de Jupi do município de Angelim, aprovado, passou a ser Lei nº 3331 de dezembro de 1958.

Na época o projeto de emancipação necessitava da aprovação da Câmara de Vereadores de Angelim, então composta por José Freire da Silva, Otacílio Peixoto de Melo, Joaquim Venâncio de Moraes, Manoel Salgado de Vasconcelos, Enoque Elias, José Guilherme da Costa, Jocelino Cordeiro Sobral, Feliciano Paiva Melo e Hugo Salgado de Vasconcelos, sendo prefeito Júlio Salgado de Vasconcelos.

Em 31 de Dezembro de 1958, a Lei Nº 3.331 tornou Jupi com Jucati e Neves emancipado do Município de Angelim.

Matéria: Naiara Vicente - Jornal O Publicador

0 comentários:

 
Top